Se você se exercita com certeza já ouviu falar o quanto ficar sentado o dia todo é ruim para seu coração e sua barriga.
Mas você já ouviu falar que passar muito tempo sentado também pode ser ruim para seu bumbum?
Há uma disfunção com nome de síndrome da amnésia glútea, na qual os músculos do bumbum (glúteos) não são acionados de forma correta, inibindo assim as conexões neuromusculares adequadas.
Tudo isso devido ao nosso estilo de vida sedentário e aos trabalhos que nos prendem a cadeiras das 8 às 17h.
A amnésia glútea acontece quando seu músculo do bumbum se “esquece” de como ativar-se apropriadamente.
Infelizmente, ninguém está imune a essa condição, mesmo que você se exercite frequentemente, Por causa da má postura que a maioria de nós adota quando sentamos – ombros rodados à frente, lombar arredondada, abdômen relaxado – é muito possível passar o dia todo sem ativar os glúteos.
Quando isso ocorre o corpo adota outro padrão de movimento motor criando assim padrões de compensação.
Com o passar do tempo esses padrões compensatórios se solidificam tornando-se um hábito de movimento, pela qual o indivíduo deixa de ativar o glúteo para executar movimentos do dia a dia como agachar, andar, correr e passa a utilizar musculaturas menos adequadas para essas tarefas, sobrecarregando o quadril e coluna, o que pode levar até mesmo ao desenvolvimento de uma hérnia de disco. Além do que, se não for ativado o bumbum pode ficar flácido.
Aprender a ativar seus glúteos previamente ao seu treino irá reduzir desvios nos joelhos durante movimentos como agachamento, diminuir os riscos de lesões em sua lombar e quadril, além de te fazer muito mais forte em determinados exercícios. Portanto, tenha certeza de incorporar alguns exercícios de ativação do glúteo em seu aquecimento ou em sua sessão de treino.