Saber dobrar ou flexionar o quadril é fundamental para realizar tarefas essenciais do dia a dia como dobrar para pegar algo do chão, se inclinar para a frente para escovar seus dentes, lavar o rosto na pia do banheiro ou realizar outras atividades semelhantes, é um movimento muito útil no dia a dia.
Nos exercícios funcionais esse movimento se torna particularmente importante pois sem esse padrão de movimento bem definido você pode causar um sério dano a sua coluna.
Esse padrão é requisitado em vários exercícios do treinamento de força como deadlifits, stiffs, remadas, kettlebell swing, snacth, power clean e vários outros.
Se você não sabe como flexionar os quadris talvez você esteja agachando em alguns desses movimentos que resultará em um quadríceps mais travado e quadris e joelhos doloridos. Dobrar seus joelhos ao fazer Kb Swing, por exemplo, faz o kettlebell ir muito para baixo, o que direciona toda a sobrecarga para sua lombar. Lembre-se, você já faz agachamentos suficientes em seu treino, aprenda a flexionar seu quadril de maneira correta e eficiente.
Adicionalmente, saber flexionar o quadril ajuda a fortalecer a musculatura do core, o que leva a reduções de dores nas costas, melhora seu equilíbrio, e qualquer movimento de rotação, flexão e extensão do tronco. Músculos do core mais fortes turbinam sua performance atlética.
A maior dificuldade das pessoas que iniciam o treinamento é fazer a dissociação coluna-quadril, o que significa que o aluno iniciante tem dificuldade de separar o que é coluna, do que é quadril e simplesmente curva-se para frente pela coluna vertebral, ao invés de manter a curvatura natural da coluna e flexionar apenas o quadril.
Um educativo eficiente e que resolve 99% dos casos de dificuldade de dissociação coluna-quadril é o exercício descrito abaixo.
Tenha certeza de estar flexionando apropriadamente seu quadril e bons treinos!